Programa de Carboneutralização

O PROGRAMA DE CARBONEUTRALIZAÇÃO é uma derivação de um outro programa de reflorestamento iniciado pela ONG VALE NATUREZA em 2004, o “REFLORESTAR”, que consiste no plantio de árvores para reflorestamento comercial, sendo obrigatório o plantio de 30% da área destinada ao plantio de espécies nativas, seja na recomposição de fragmentos de florestas de mata nativa, bem como na interligação destes fragmentos, formando corredores ecológicos, propiciando a interação dos indivíduos da mesma espécie e a troca genética de elementos da fauna e da flora.

Com o desenvolvimento dos mecanismos de compensações de emissões, criou-se uma demanda por sistemas que garantissem aos interessados a neutralização de suas emissões, então lançamos o “TITULO VALENATUREZA DE CARBONEUTRALIZAÇÃO”, onde garantimos a neutralização das emissões de GEE’s (Gases de Efeito Estufa) do interessado através do plantio de árvores, emitindo um titulo ao portador correspondente, dada a sua capacidade de seqüestro de CO2, compensando, assim, suas emissões. A compensação limita-se à capacidade de seqüestro de CO2 das árvores correspondentes a cada titulo, e ao seu ciclo de produção.

EFEITOS SÓCIO–ECONÔMICOS E SOCIAIS.

A implantação do programa causa grandes efeitos benéficos ao meio ambiente de uma forma geral, mas, se considerarmos a médio prazo, o efeito se tornará mais diretamente sensível. Com a criação de florestas comerciais e a recomposição das nativas, em nossa região (Estado do Rio de Janeiro), que é formada principalmente de morros e terrenos acidentados, impróprios para pecuária moderna e tem a vocação natural para o cultivo de florestas, nossa região será contemplada com o desenvolvimento de uma atividade adequada às suas características. Com o agravamento dos efeitos do aquecimento global, observamos mudanças sensíveis no regime de chuvas, temos como exemplo a seca que assola nossa região, sem dúvida a mais rigorosa dos últimos anos, e pior, é uma tendência a se agravar nos próximos anos podendo comprometer definitivamente a qualidade do solo da região como um todo.
O plantio de florestas e o desenvolvimento das já existentes, sabidamente melhora o micro clima, aumenta a umidade, regulariza o regime de chuvas, melhora a qualidade de vida da região, impulsiona as indústrias da silvicultura, indústria madeireira, Biomassa (geração de energia), e Agro-negócios, aumentando os níveis de emprego, desenvolvendo a economia e beneficiando a sociedade de uma forma sustentável e consolidada.

PATROCÍNIOS E APOIOS.

Somos uma ONG legalmente constituída e sobrevivemos dos recursos provindos de nossos membros-colaboradores e do patrocínio de empresas-parceiras, o que tem sido pouco para o equacionamento da manutenção de nossos projetos. Por isso estamos sempre em busca de novas fontes de recursos para consolidá-los. Daí a possibilidade de agregarmos a “CARBONEUTRALIZAÇÃO” das sopradoras AUTOBLOW. Como?

-Ao adquirir uma sopradora AUTOBLOW Plus, 600D ou 1000/D (Monocamada ou COEX), o cliente estará comprando uma maquina sopradora carboneutralizada (Com todas as emissões relativas a sua construção neutralizadas), e terá a oportunidade de neutralizar as emissões de seu processo por um custo diferenciado, pelo período de 02 (Dois) anos ou 14400 horas das emissões de seu processo neutralizadas pelo plantio de árvores, aderir ao “Programa de Carboneutralização Vale Natureza”, e também participar do **“Programa de Reciclagem Racional de Plásticos – OVN”, tendo, a partir desse momento, acesso a uma rede de Cooperativas de Catadores/Recicladores com presença em todos os estados do Brasil, agindo e investindo mais diretamente na cadeia de reciclagem e tornando seus produtos “ Ecologicamente corretos”, estimulando o “ “Consumo Consciente” de seus clientes também.

Nossos mecanismos de captação de recursos são cotas de patrocínio , apoios, doações e a agora, em fase inicial, a comercialização de nossos TÍTULOS DE CARBONEUTRALIZAÇÃO.

Clique e Veja!

Carros Carboneutralizados

Certificado de Carboneutralização

Projetos