Marketing Verde

Existem várias maneiras de se promover uma empresa e suas marcas: mídia escrita, mídia televisiva, rádios, outdoors, internet, etc.

No entanto, nenhuma ação promove com mais eficácia uma marca como a que é transmitida após a colocação do produto no mercado, quando o mesmo entra em contato com o público consumidor. É nesse momento que se consolida a imagem da marca e o que ela representa junto ao público. E, atualmente, essa imagem depende de fatores que vão além do visual, da qualidade, do sabor, do preço. Hoje a sociedade exige e deseja produtos que agreguem valores proporcionados por ações que demonstrem a responsabilidade da empresa com a sociedade como um todo.

As grandes companhias, como a COCA-COLA ,AMBEV, UNILEVER, PETROBRAS, etc…; buscam conciliar a produção de riqueza e bem-estar para a sociedade sem comprometer a nossa sobrevivência e têm consciência de que o Desenvolvimento Sustentável não é mais uma opção de desenvolvimento, é uma questão de sobrevivência. Devido à política adotada por essas empresas, o “Consumo Consciente” tem crescido exponencialmente, tornando necessária a adoção de tais políticas pelas empresas que pretendam manter-se como grandes players do mercado.

O exemplo a seguir, é de uma empresa que adota o PET como o principal plástico em suas embalagens, mas poderia ser adotado por qualquer outra empresa séria que adote o PEAD em suas embalagens, e nesse caso a tecnologia “CO-EX” de 03(Três) camadas seria o ideal, agregando qualidade e otimizando custos. Como?

-Indústria Cosmética – Aplicando na camada interna PEAD virgem (20%), camada do meio PEAD reciclado(60%) e na camada externa PEAD colorido(20%) com pigmentos de alta qualidade , como perolados e fluorecentes, que por se tratar de uma camada super fina, viabiliza economicamente sua aplicação, pois são pigmentos muito caros.

-Indústria de Domo-sanitários (Limpeza) – As mesmas vantagens do primeiro caso.

-Indústria de Defensivos Agrícolas – Camada interna virgem PEAD (20%) em contato com o produto, camada do meio PEAD reciclado (65%), e camada externa PEAD colorido (15%) economizando pigmentos.

A 3HB do BRASIL, por ser uma empresa-líder no segmento que atua e por possuir marcas-líderes, não pode deixar de se posicionar diante da expectativa de seus consumidores.

Como conquistar corações e mentes?

Agregando valor ao que já fazemos, e fazemos bem. Formalizando o esforço que já é feito e tornando-o do conhecimento do público em geral.

UM CASE DE SUCESSO!

O GUARAMIX marca pertencente a 3HB do Brasil, uma bebida líder no segmento das não carbonatadas, tem o melhor processo de fabricação, é produzido nas melhores instalações, tem o melhor preço e é consumido por todas as classes sociais, inclusive exportado para Europa. O que falta para aumentar, ainda mais, suas vendas? O que as pessoas sabem sobre o produto? È necessário demonstrar institucionalmente as vantagens de consumir GUARAMIX e que, comparado aos concorrentes, ele apresenta como vantagem o respeito com a sociedade e a responsabilidade de minimizar cada vez mais o impacto de seu processo de produção sobre o meio ambiente.

O produto GUARAMIX inicialmente foi lançado com garrafa pesando 25g em Polipropileno; hoje, graças à investimentos maciços em tecnologia, a mesma garrafa pesa 20g em PET (matéria-prima de fácil reciclagem). Considerando uma produção média de 1,5 milhões de unidades/mês, a empresa chegou a colocar no mercado, em forma de embalagens, 40 toneladas de Polipropileno. Hoje, com uma produção maior, a quantidade de PET não ultrapassa 34 toneladas, que corresponde a uma redução significativa do que era a princípio. Esse fato é extremamente relevante, mas passa despercebido pelos consumidores. Como acontece com o GUARAMIX aconteceu com toda linha de garrafas da 3HB do BRASIL, que otimizou seus custos e diminuiu o impacto do descarte de suas garrafas no meio ambiente, unificando a adoção de um tipo de matéria-prima, o PET.

Como formalizar essas ações e torná-las do conhecimento da sociedade, revertendo em dividendos para a empresa? No mundo de hoje, as empresas (COCA-COLA e AMBEV) estabelecem parcerias com ONGs para catalisar mudanças corporativas, melhorar suas bases de operação, proteger sua reputação e conseguir sua licença para operar em mercados emergentes (exportação), pois é um fato que empresas americanas, européias e asiáticas buscam parceria com empresas social e ambientalmente responsáveis.

A ONG VALE NATUREZA é uma organização não governamental, legalmente constituída, especializada em ações de preservação ambiental, que se propõe a firmar parcerias com empresas que desejem desenvolver projetos e ações na busca pelo desenvolvimento sustentável, sendo uma interface entre a 3HB e seus consumidores.

A proposta da ONG VALE NATUREZA inclui a 3HB no projeto de RECICLAGEM RACIONAL DE PLÁSTICOS, que é um projeto que promove processos e produtos na área de reciclagem de plásticos, como produtos de melhor reciclabilidade e maior valor agregado, coleta seletiva, ações de inclusão social e desenvolvimento sustentável através da reciclagem, sem, no entanto, ligar o nome GUARAMIX ao uso de material reciclado nas embalagens novas, pois suas embalagens são fabricadas com PET virgem(novo), mas sim como responsável pela minimização do impacto causado com o descarte de suas embalagens na natureza promovendo a coleta de garrafas PET no mercado para aplicação em outras embalagens de produtos não alimentícios.

A ONG VALE NATUREZA tem, em andamento, um sistema de coleta de PET em vários pontos do BRASIL, mantendo parcerias com Cooperativas de Catadores , que por estarem inseridas em um sistema já em funcionamento, tem a possibilidade de incluir a 3HB do BRASIL nesse conjunto de ações de grande importância social e ambiental. Existe a possibilidade real de certificar, imediatamente, até 40 toneladas de garrafas PET a serem creditadas como coletadas pelo sistema a ser patrocinado pela 3HB do BRASIL, podendo chegar ao dobro dessa quantidade.

Como?

Sabemos que boa parte das garrafas de PET dos produtos da 3HB do BRASIL é coletada e reciclada, mas essa atividade não possui registro quantitativo e nem tampouco divulgação. A ONG VALE NATUREZA seria a certificadora, que formalizaria essa atividade, ou seja, certificando que a 3HB do BRASIL é uma empresa de grande responsabilidade ambiental recebendo o Selo Vale Natureza/Responsabilidade Ambiental impresso nos rótulos do Guaramix, pois investe na reciclagem e na coleta seletiva, tornando-a um fato relevante a ser divulgado para a sociedade consumidora através da mídia especializada, inclusive através do site da ONG no qual será incluído um link com o da 3HB do BRASIL.

CUSTOS

Todo esse processo possui um custo operacional como: manutenção da logística, divulgação (destaque para o patrocinador GUARAMIX/3HB do BRASIL), controle, fiscalização, mão-de-obra, apoio financeiro aos catadores, etc. A 3HB do BRASIL pagará R$ 0,01 (Hum centavo) por unidade colocada no mercado, onde serão impressos o selo ”VALE NATUREZA/RESPONSABILEDADE AMBIENTAL – A GUARAMIX PROMOVEARECICLAGEM INVESTINDO NO CATADOR DE PET”. É de se ressaltar que várias empresas destinam valores muito superiores a esse para alcançar o mesmo objetivo de cumprir seu papel de responsabilidade sócio-ambiental e poder explorar a imagem positiva que é criada com ações como essa.

Projetos